Written by 14:16 Curitiba, Notícias Views: 38

Curitiba tem quarto melhor resultado entre as cidades brasileiras na geração de empregos em janeiro

Curitiba começou 2025 com saldo positivo na geração de empregos. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quarta-feira (26/2) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a capital paranaense registrou um saldo de 6.055 novas vagas com carteira assinada em janeiro, o quarto melhor resultado do país. Apenas Brasília (7.485), Vacaria (RS) e São Paulo (6.105) superaram esse desempenho.

Com esse avanço, Curitiba alcançou um total de 814.085 trabalhadores empregados formalmente.

O saldo positivo de 6.055 vagas resulta da diferença entre 51.193 admissões e 45.138 desligamentos no período.

Destaques por setor

O setor de serviços liderou a criação de empregos na cidade, com 4.545 novas vagas, seguido por construção civil (1.114), indústria (548) e agropecuária (7). O comércio foi o único setor com saldo negativo, registrando 159 vagas a menos, reflexo do encerramento dos contratos temporários do final do ano passado.

Curitiba impulsiona o emprego no Paraná

A capital foi responsável por 38% das vagas geradas no Paraná em janeiro, que totalizou 15.918 novos postos de trabalho. Os principais setores com crescimento foram serviços de vendas, comércio, produção industrial e serviços administrativos.

Entre as contratações formais, 4.588 foram de homens e 1.467 de mulheres.

“Curitiba tem hoje uma taxa de desemprego em torno de 4,3%, considerada pleno emprego pelos economistas. Esse cenário positivo é reflexo das políticas de incentivo à geração de postos de trabalho e ao crescimento econômico”, afirmou o prefeito Eduardo Pimentel.

Ele também destacou que o programa Tarifa Zero a Caminho do Emprego, lançado recentemente, deve facilitar o acesso às oportunidades de trabalho, oferecendo transporte gratuito para quem busca uma vaga via Sine Municipal. Desde o lançamento, na última sexta-feira (21/2), o programa já beneficiou 162 pessoas, disponibilizando R$ 1.944 em passagens gratuitas. Atualmente, o Sine Municipal tem 1,8 mil vagas disponíveis.

🔗 Veja AQUI como participar.

Facilidade para empreendedores

Curitiba também tem adotado medidas para incentivar novos negócios e facilitar a abertura de empresas.

“Esse crescimento no emprego mostra que nossas ações de apoio às 470,1 mil empresas da cidade estão no caminho certo e ainda há mais a fazer”, destacou o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins.

A cidade reduziu o tempo médio de abertura de empresas para até 2 horas, o segundo menor tempo do Brasil, segundo o Mapa das Empresas do governo federal. Além disso, foram digitalizados processos como a emissão de alvarás e dispensadas licenças para mais de 600 atividades de baixo risco, de acordo com a Lei de Liberdade Econômica.

Capacitação profissional

A Prefeitura também investe em qualificação para ampliar a empregabilidade da população.

Os Liceus de Ofícios oferecem cursos para quem busca capacitação, enquanto as unidades do Sine Municipal realizam 600 intermediações de emprego por dia, além de fornecer suporte na solicitação do seguro-desemprego.

O município conta ainda com o Sine Móvel, que leva os serviços de intermediação de emprego a diferentes regiões da cidade. Além disso, oferece suporte a empresas na seleção de candidatos e promove mutirões de emprego.

Para micro e pequenos empreendedores, os Espaços Empreendedor da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação disponibilizam orientação e apoio. Já os programas 1º Empregotech e Empregotech 40+ oferecem qualificação na área de tecnologia.

O Fab Lab Cajuru, um laboratório de prototipagem, possibilita a troca de conhecimento e inovação, conectando estudantes, empresários e a comunidade.

Curitiba segue impulsionando o mercado de trabalho com ações estratégicas que fortalecem a economia e ampliam oportunidades para trabalhadores e empreendedores.

(Visited 38 times, 1 visits today)
Close