Written by 17:46 Notícias Views: 38

Obras de Pavimentação Entre Mandirituba e São José dos Pinhais Avançam em Ritmo Acelerado

A pavimentação da estrada rural que liga Mandirituba a São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), segue em ritmo intenso. Com um investimento de R$ 96,8 milhões, a obra está sendo executada pelo Governo do Estado, por meio da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep). O projeto contempla cinco trechos, com avanços significativos nas etapas de drenagem, terraplenagem e remanejamento da rede elétrica.

Ao todo, serão 26,61 km de pavimentação em concreto, sendo 18,49 km em São José dos Pinhais e 8,12 km em Mandirituba. Os primeiros quatro segmentos estão situados em São José dos Pinhais, contando com pavimento rígido e ciclofaixas. Já o quinto trecho, com 9,7 km, atravessa majoritariamente Mandirituba e incluirá toda a infraestrutura necessária.

Avanço das Obras

Atualmente, os trabalhos se concentram nos trechos 3 e 5:

🔹 Trecho 3 – Em execução serviços de drenagem, instalação de bocas de saída de bueiro, caixas coletoras de sarjeta e caixas de ligação. A terraplenagem avança com cortes, aterros e limpeza da camada vegetal, enquanto postes estão sendo relocados para viabilizar o remanejamento da rede elétrica.

🔹 Trecho 5 – A topografia avança com o estaqueamento do trajeto, essencial para a marcação das futuras intervenções. Além disso, estão em andamento travessias com bueiros tubulares de concreto, instalação de passa-fauna e poda de árvores em pontos estratégicos.

O projeto também prevê a construção de ciclovias com 2,5 metros de largura, além da readequação e instalação de nova iluminação pública. Na Colônia Marcelino, em São José dos Pinhais, um trecho em paralelepípedo será preservado para manter o patrimônio histórico e cultural da região.

A pavimentação será feita em concreto, solução já utilizada em outras rodovias estaduais devido à sua alta durabilidade e menor custo de manutenção.

Benefícios para a Região

A engenheira da Amep, Gabriela Suckow, destaca que a obra segue um fluxo estruturado, funcionando como uma linha de produção, com etapas bem definidas que incluem topografia, drenagem, terraplenagem e pavimentação.

Para o diretor-presidente da Amep, Gilson Santos, a nova ligação metropolitana trará melhorias significativas para a mobilidade da RMC.

“Além de reduzir o tempo de deslocamento entre Mandirituba e São José dos Pinhais, a nova estrada vai facilitar o escoamento da produção agrícola, fortalecer o turismo religioso e impulsionar o cicloturismo na região”, destacou.

A conclusão da obra está prevista para 2026.

(Visited 38 times, 1 visits today)
Close