O governador Carlos Massa Ratinho Junior ressaltou os avanços do Paraná nos últimos anos em diversas áreas durante um encontro com empresários nesta terça-feira (25), em Brasília. Ele foi o palestrante convidado de um evento promovido pelo Lide, a maior organização de líderes empresariais da América Latina, onde compartilhou as políticas públicas implementadas desde 2019.
O encontro foi organizado pelo presidente do Lide Brasília, o ex-governador e ex-senador Paulo Octávio, e incluiu um almoço na residência do economista Fernando Cavalcanti, vice-presidente do NWGroup. Entre os presentes estavam o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, a vice-governadora Celina Leão e o senador Omar Aziz.
Na sequência, Ratinho Junior apresentou uma palestra sobre como as estratégias do Governo do Estado impulsionaram o Paraná como modelo de crescimento econômico sustentável. Ele destacou o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) do estado, que cresceu 63% em seis anos, saltando de R$ 440 bilhões em 2018 para R$ 718,9 bilhões em 2024, consolidando o Paraná como a 4ª maior economia do Brasil.
“Tradicionalmente um grande produtor e exportador de alimentos, desde 2019 o Paraná passou a investir na industrialização da produção agrícola, agregando valor e gerando mais empregos e renda”, afirmou o governador.
Ratinho Junior também enfatizou o impacto dessas medidas na redução do desemprego, que atingiu o menor índice da história do estado – apenas 3,3%, configurando o Paraná em um cenário de pleno emprego. Além disso, o número de trabalhadores ocupados alcançou um recorde de 6,1 milhões, e o estado registrou o maior aumento do salário médio entre os estados do Sul e Sudeste.
Além do crescimento econômico, o governador ressaltou que o Paraná se tornou referência nacional em educação e sustentabilidade. O estado ocupa o 1º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) desde 2021 e foi reconhecido por quatro anos consecutivos como o mais sustentável do Brasil.
Entre as iniciativas educacionais citadas, estão o programa Educa Juntos, que fortalece a alfabetização e a capacitação de professores; a ampliação dos colégios cívico-militares de 4 para 312 unidades, a maior do país; a introdução de disciplinas como robótica e programação no currículo escolar; e a incorporação de inteligência artificial no ensino para mais de 500 mil estudantes.
No campo da sustentabilidade, o governador destacou que 98% da energia do Paraná provém de fontes limpas e renováveis. O estado também reduziu em 95% o desmatamento ilegal da Mata Atlântica nos últimos quatro anos, impulsionado por ações rigorosas de fiscalização.
Fundado em 2003, o Lide reúne líderes globais para promover inovação e crescimento econômico. Em maio do ano passado, Ratinho Junior já havia participado de um evento do grupo em Nova York, e nesta quarta-feira (26), marcará presença em um novo encontro em Recife, Pernambuco.